09/05/2024 Secretaria de Obras e Vias Públicas

Limpeza na Ponte de Ferro Engenheiro Daniel Ribeiro retira resíduos presos aos pilares

Operação foi realizada nessa quinta-feira, 09

Em tempos em que se fala de resiliência, de resistir às adversidades, a Ponte de Ferro Engenheiro Daniel Ribeiro revela-se uma absoluta fortaleza. Construída em 1961, ela continua sendo a principal ligação de São José do Hortêncio com o Vale dos Sinos e a Grande Porto Alegre. Várias vezes o Rio Cadeia colocou-a à prova. Novamente há poucos dias, com a enchente que arrasou o estado. Além do impressionante volume de água que passou sob a ponte também toneladas de materiais se prenderam aos pilares, fazendo uma pressão descomunal. E a ponte de ferro, um dos símbolos de São José do Hortêncio, permaneceu firme a servir a comunidade.

No início dessa semana os prefeitos de São José do Hortêncio, Ester Elisa Dill Koch, e de Presidente Lucena, Gilmar Führ, e o vice-prefeito de Hortêncio, José Maurício Heck, reuniram-se para tratar da ponte. Há consenso que a ponte ainda é eficiente e que a estrutura ainda atende a necessidade local, mas, sim, há de se construir alternativas de ligação entre os dois municípios. Na reunião ficou acordado que, de imediato, faria-se a limpeza dos resíduos que ficaram presos junto a estrutura, liberando e facilitando a passagem da água.

Essa ação foi executada durante essa quinta-feira, 09, pela Secretaria de Obras de São José do Hortêncio, valendo-se da escavadeira hidráulica, que deslocou as toneladas de material para as margens do rio. A prefeita Ester e o comandante local do Corpo de Bombeiros, Gelson Miranda, acompanharam a operação que já corrobora para a previsão de novas chuvas de grande volume nos próximos dias e assim continuar resguardando a estrutura da ponte.