24/08/2022 Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

1ª Semana do Folclore é realizada no Município

O município promoveu a 1ª Semana do Folclore de São José do Hortêncio de 16 a 22 de agosto.

Como parte da programação, foram realizadas oficinas de receitas típicas, no CRAS. Sendo que no dia 17 de agosto (quarta-feira), oficina ministrada pela Comissão de Mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José do Hortêncio, as participantes tiveram a oportunidade de aprender receita de Bolinho de polvilho, Bolo de laranja, bolacha de seda e cri-cri com casca de laranja. E no dia 19 de agosto (sexta-feira), foi a vez de aprender receita de Bolinho de Aipim com tempero verde e linguiça, essa foi ministrada pela Agroindústria Kunzler.

No dia 20 de agosto, no Parque Municipal Leonardo Teodoro Arnhold, aconteceu o Sábado Do Folclore. Pela manhã, no refeitório do Ginásio Municipal Clóvis Luiz Schaeffer – decorreu a Roda de conversa “Schnesa Geschichten - Histórias de São José do Hortêncio” com a intermediação da “Leofrida”.  Foi uma conversa informal sobre a história de São José do Hortêncio, com participação da Prefeita Municipal Ester Elisa Dill Koch, empresários, historiadores, membros da comissão emancipadora, políticos e professores.

As Escolas Municipais realizaram diversas atividades e produziram brinquedos referente ao tema folclore. Foram montadas estações de brinquedos típicos como bilboquê, pega vareta, pé de lata, três marias, carrinho de lomba, perna de pau, foi um momento em que as crianças interagiram com seus pais e avós, aproveitando o lindo dia de sol.

Ainda, aconteceu a feira do produtor e agroindústrias, comercialização de artesanato, com opção de lanche, tais como bolinho de aipim, cachorro quente, pastel e também o Chopp Schness.

Os Grupos de Danças Portugieserschneiss Volkstanzgruppe e Grupo Gaudérios do Hortêncio fizeram uma belíssima apresentação.

E a animação ficou por conta da Banda Periquito das 14:30hs às 17hs banda típica alemã do nosso município.

Confira os cliques do evento: