06/04/2023 Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Município discute segurança nas escolas

Gestão pede à população que mantenha tranquilidade

O absurdo ataque à escola de educação infantil em Blumenau suscitou preocupação na comunidade escolar de São José do Hortêncio no quesito segurança. Diante disso, a prefeita Ester Dill Koch convocou uma reunião com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Mônica Reichert Weyh, a engenheira civil Roseane Dornelles Teles e o vice-prefeito José Maurício Heck na tarde dessa quinta-feira, 06.  Em pauta as possibilidades de aumentar ainda mais os itens restritivos de acesso às escolas, especialmente durante o turno das aulas. Todas as escolas possuem cercamento dos seus espaços e monitoramento via câmeras de segurança. É possível acessar a escola em único portão e esse permanece trancado. “Nós estamos todos impactados com essa tragédia, mas queremos tranquilizar a todos que a gestão municipal, especialmente através da Secretaria da Educação, vai reforçar ainda mais o olhar sobre a segurança de nossas crianças e adolescentes”, destaca a prefeita Ester. A secretária Mônica alcançou orientações específicas às equipes diretivas das escolas e fez movimentações com os órgãos de segurança para ampliarem as patrulhas escolares. “Seguimos à disposição para tirar dúvidas ou mesmo para sugestões. A educação é uma construção conjunta e a segurança dos nossos estudantes está obviamente inserida nisso”, observa a secretária.