Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
06/10/2022 Secretaria de Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Secretaria de Saúde amplia a oferta das vacinas contra a Meningite ACWY e HPV

A aplicação de ambas as vacinas passou por ampliação na faixa etária do público-alvo.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Sala de Imunização, informa que a aplicação da vacina meningocócica ACWY passou por ampliação na faixa etária do público-alvo. Seguindo o direcionamento do Ministério da Saúde, até junho de 2023, a dose da Meningocócica ACWY passa a abranger pessoas de 11 a 14 anos de idade e a HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos.

Adolescentes com idade entre 11 e 14 anos (11 meses e 29 dias) devem ser vacinados com a Meningocócica ACWY, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina ACWY é um imunizante conjugado que protege contra quatro sorotipos de meningite bacteriana (a mais grave): A, C, W e Y. A meningite é uma doença grave. Pode ser causada por vírus ou por bactéria provocando inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meninges).

No caso do HPV, a vacinação passa a ser para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo. A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Vários deles já possuem estudos de impacto dessa estratégia com resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe.

As vacinas estão disponíveis na sala de vacinação, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé